Cultura do Haiti

A cultura haitiana é uma mistura principalmente de elementos franceses, africanos e taínos, com influência dos espanhois do período colonial. Os costumes do país são essencialmente uma mistura de crenças culturais que derivam dos vários grupos étnicos que habitaram a ilha de Hispaniola ao longo do tempo. No entanto, em quase todos os aspectos da sociedade haitiana moderna os elementos africanos e europeus predominam.

A música haitiana combina uma ampla gama de influências extraídas dos muitos povos que se instalaram na ilha caribenha. Ela reflete ritmos franceses, africanos, espanhóis e de outras culturas que habitaram a ilha de Hispaniola, com uma influência menor dos tainos nativos. Entre os estilos musicais exclusivos da nação estão músicas derivadas de tradições cerimoniais do vodu haitiano, entre outros.

Esportes

Stade Sylvio Cator em Porto Príncipe.
O futebol é o esporte mais popular no Haiti, com centenas de pequenos clubes de futebol competindo em nível local. O basquetebol está crescendo em popularidade. O Stade Sylvio Cator é o principal estádio poliesportivo em Porto Príncipe, onde atualmente é usado principalmente para jogos de futebol, tem capacidade para 10.000 pessoas. Em 1974, a Seleção Haitiana de Futebol se tornou a segunda equipe do Caribe a se classificar para a Copa do Mundo FIFA (após a entrada de Cuba em 1938). A seleção venceu a Copa das Nações do Caribe de 2007.

O Haiti participa dos Jogos Olímpicos desde o ano de 1900, tendo ganho duas medalhas em 1924 e 1928.